Coloque seu email para assinar o Site e receba notificações sobre novos posts e promoções.

Burger King hackeia Google Home

Já falamos diversas vezes sobre os perigos na Internet das Coisas (IoT) e dispositivos conectados. Muitos já investigaram o quanto eles são seguros, inclusive os domésticos controlados por voz como Google Home, Alexa e similares. Estamos falando de pesquisas bem sérias.


Contudo, não imaginamos que o Google Home seria explorado não por um hacker, mas por alguém comprando hambúrgueres. No comercial abaixo, você pode ver a câmera chegando mais perto do ator que pronuncia as palavras mágicas “OK Google”:


Inofensivo, não? Bem, talvez não. Neste vídeo, você pode ver a mesma propaganda, com uma pequena diferença:

Santa revolução dos computadores, Batman! Sim, o comando funcionou. Não se comparava em complexidade da pesquisa que executamos na SAS da última semana. Pelo menos, a propaganda não disse “Alexa, peça para mim um whopper.”

Um artigo recente do TechCrunch levantou preocupações relevantes sobre privacidade ao dizer: “Na melhor das hipóteses, é irritante para as pessoas com dispositivos em suas salas de estar. Na pior, levantam-se questões sobre limitações tecnológicas e de segurança em torno desses assistentes inteligentes.”
A reclamação possui seus méritos, mas a verdade simples é que isso estava destinado a ocorrer. Profissionais de marketing sempre buscam estar dentro das mais novas tendências. O Burger King o fez de propósito, porém isso nos faz lembrar da falta de supervisão ao redor de um menino de 6 anos que comprou biscoitos e uma casa de bonecas, pedindo-os pelo Echo de seus pais – e quando a frase passou na TV, Alexa a ouviu e encomendou casas de bonecas aos usuários.
Ao ler as configurações na página de ajuda do Google Home, não encontrei a possibilidade de programar um código de encomendas como na Amazon, em vez disso, filtrar conteúdo inapropriado.
Será interessante de ver como o Google, profissionais de marketing e desenvolvedores de casas inteligentes reagirão ao incidente. Dado o número de habitações com esse tipo de dispositivo, não consigo imaginar que essa será a última vez que ouviremos falar do uso errôneo de reconhecimento de voz.
Até aí, podemos colocar o dia 12 de abril nos anais da internet como o dia em que o fast food fez de um ator um hacker. Em algum lugar, fóruns estão enlouquecendo pensando porque não pensaram nisso primeiro, e os capuzes estão sendo trocados por uma coroa de papel acompanhada de fritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bitdefender - Parceiro em destaque

500

+500 Milhões de usuários seguros no mundo todo

200

+200 prêmios de prestígio VB100

18

anos líder em segurança

13

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2024. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo