Procurando...

Compartilhar notícias falsas no Facebook faz você perder credibilidade entre amigos e colegas. Aprenda a se proteger contra o phishing e a engenharia social.


 

Um recente experimento do Media Insight Project mostra que as pessoas se importam mais com o que os seus amigos ou celebridades postam e compartilham nas redes sociais do que a confiança na fonte da notícia ou dos dados.

Em outras palavras, em geral, a pessoa que compartilha uma notícia nas redes sociais – seja um amigo ou uma pessoa famosa – é mais importante do que a fonte real da história. As recentes mudanças no ecossistema de informação – onde o Facebook, por exemplo, foi a principal fonte, com exceção da televisão, para se obter notícias sobre a campanha presidencial americana – mostram que temos de estar atentos ao que lemos e ouvimos, pois podem ser notícias com um cunho ideológico por detrás. Muitas notícias falsas estão circulando na internet.

Na pesquisa do Media Insight Project, foi postada uma informação de saúde sobre o diabetes. Metade dos participantes foi informada de que o autor seria a Associated Press, uma agência de renome internacional de notícias, e à outra metade foi dito que a fonte era a DailyNewsReview.com (uma fonte fictícia). Aleatoriamente, metade dessas postagens eram compartilhadas por uma pessoa pública em quem os participantes confiavam e a outra metade por uma pessoa famosa em quem não confiavam.

50% dos participantes acharam que os fatos eram reais quando foram compartilhados pela pessoa em quem confiavam, enquanto que apenas 35% acreditaram nos fatos quando vinham de uma fonte na qual não confiavam.

O mesmo resultado aconteceu com os compartilhamentos: a fonte interessa menos, e tendemos a passar adiante aos nossos amigos nas redes sociais as histórias que vieram de uma celebridade em quem confiamos.

As pessoas confiam umas nas outras e transmitem essa confiança compartilhando conteúdos. Se a fonte é ou não confiável, se os fatos são ou não verdadeiros, parece importar menos nas redes sociais.

Quando o assunto é segurança – de sistemas operacionais e navegadores até de produtos antivírus – também ocorre o mesmo. A recomendação de um amigo pode ser mais importante do que as fontes de dados independentes. 

Kaspersky LAB passa regularmente pelos melhores laboratórios de testes independentes: a AV-Comparatives e a AV-TEST
Proteção garantida e premiada para você e toda sua família.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Group FJ - Blog Oficial © Copyright 2015-2018.
CNPJ 29.062.899/0001-59 - GROUP FJ SOLUCOES SEGURAS LTDA - (27) 3752-7455 / (27) 99292-9200 (whatsapp)
Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎