Coloque seu email para assinar o Site e receba notificações sobre novos posts e promoções.

Mergulhando nas profundezas da internet: a darknet

O que é a internet profunda (deepnet) e a internet escura (darknet)? O que podemos encontrar nelas? São sinônimos?

Com frequência a internet profunda (deepnet) é confundida com a internet escura (darknet). Ainda que haja semelhanças, não são sinônimas.

Qual a diferença entre a internet profunda e a escura?

A web profunda descreve basicamente todas as páginas, lojas virtuais e fóruns que estão escondidos e inacessíveis aos motores de busca, como, por exemplo, Google ou Bing. Eles usam os protocolos padrão HTTP/HTTPS para que possam ser acessados por um navegador comum, como o Chrome, o Edge ou o Firefox.
Como a web profunda, a web escura descreve todas as páginas, e-lojas e os fóruns que estão escondidos e também são inacessíveis para os motores de busca, mas, ao contrário da web profunda, você precisa de um tipo específico de software, como o navegador Tor, para poder acessar a darknet.
Tanto a deepnet como a darknet são frequentemente palco de atividades ilegais, por exemplo, a distribuição de bens e serviços ilegais. Você pode comprar drogas, armas e malware na web profunda e na darknet, e infelizmente, até serviços de assassinos profissionais. A darknet, no entanto, fornece mais anonimato do que a deepnet, e provavelmente por isso, é mais popular entre os cibercriminosos. A darknet é acobertada pelos nós e criptografia da rede Tor, mas algumas informações vazadas indicam que a NSA (agência de inteligência americana) pode ter métodos para rastrear usuários da Tor.

Explorando a darknet

A primeira impressão que se tem quando se visita a darknet pela primeira vez é que é mais difícil navegar do que a internet a que estamos todos acostumados, porque ela não é indexada, e os endereços são muito mais difíceis de lembrar.
Na darknet, você não pode simplesmente digitar um endereço como "google.com". Em vez disso, você deve se lembrar e digitar um URL muito mais longo e complicado para acessar o site que deseja visitar. Por exemplo, se você quiser visitar a Darknet"Hidden Wiki" você tem que digitar manualmente "kpvz7ki2v5agwt35.onion" para visitar a página. Se você se lembra dos primeiros dias da internet, antes da indexação das páginas, a sensação é semelhante.
Você pode encontrar vários mecanismos de busca na darknet que darão resultados mais ou menos relevantes para o que se estava procurando, mas não dá nem para comparar com os resultados obtidos ao pesquisar no Google ou Bing. O serviço "Hidden Wiki" é útil na medida em que categoriza alguns dos serviços que estão disponíveis.

Legal ou ilegal?

Embora você possa encontrar muitas coisas ilegais na darknet, como armas, pornografia, software pirata e drogas, nem tudo na darknet é ilegal. A ideia por trás da darknet era fornecer acesso à informação, garantindo a privacidade e contornar a censura. Você pode encontrar conteúdo legal, como arte, livros, fotos e vídeos, que são censurados ou proibidos para certas pessoas devido a leis e restrições governamentais. A darknet também fornece comunicação segura para dissidentes políticos, denunciantes e jornalistas investigativos.
Ao explorar a darknet, é importante ter em mente que a darknet é um lugar selvagem, sem quaisquer leis. Não há garantia de que o que você compra ou baixa seja seguro ou será realmente entregue. O número de fraudes e falsificações é muito alto. Você também pode facilmente baixar conteúdo ou comprar bens que podem ser proibidos em seu país e ir contra a lei. Os malwares também andam soltos na darknet, assim como faz na internet comum que todos nós usamos, mas um antivírus pode proteger você.
darknet pode ser comparada na vida real a um bairro perigoso, onde os criminosos costumam viver. Sempre há pessoas boas nesses bairros, mas há uma maior chance de você se envolver em atividades perigosas ao explorar a darknet, por isso se você decidir mergulhar, por favor, tenha cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kaspersky - Parceiro em destaque

400

+400 milhões de pessoas e 240 mil empresas no mundo inteiro

200

+200 prêmios de prestígio

27

anos líder em segurança

21

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2024. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo