WiFi aberto? Tem alguém vigiando você

No começo dos anos 2000, ao entrar no transporte público e observar as pessoas ao redor, a maioria estava lendo livros ou jornais. Agora, a cada 10, 9 estão olhando para a tela do celular ou tablet. Conversando no WhatsApp ou Snapchat, rolando o feed do Facebook, Instagram ou Twitter, curtindo gatinhos, fotos de comida, selfies na praia e tudo o que possa aparecer. A maioria aproveita o WiFi gratuito da estação, ônibus ou café ao lado.


Você provavelmente também usa as mídias sociais em seu trajeto diário. Ter um dispositivo móvel à mão e estar sempre conectado é bastante conveniente: significa que além de atualizar seus perfis, manter contato com os amigos, pode verificar seus aplicativos bancários, chamar um táxi, comprar um novo cachecol e diversas outras atividades com apenas alguns cliques. O smartphone tanto poupa seu tempo como o ajuda a gastá-lo.

Acessar WiFi em todo lugar também otimiza suas tarefas diárias: já não é preciso só sobreviver aqueles minutos dentro do ônibus, você pode usá-los para fazer o que quiser. Várias cidades têm redes WiFi gratuitas no transporte público, sem falar dos restaurantes e bares em que isso é quase tão importante quanto a qualidade de atendimento. E todos se conectam, ansiosamente, nunca prestando atenção à segurança.

Mas qual é o problema com a segurança nos WiFis gratuitos? Bom, muitas armadilhas estão escondidas na conexão wireless, afetando a segurança e a privacidade do usuário. Ameaças diretas à segurança (redes falsas destinadas a interceptar dados, ataques man-in-the-middle ou MITM e assim por diante) são assustadoras, mas também menos comuns. De qualquer forma, quase todos os pontos gratuitos de WiFi são uma ameaça à privacidade por si mesmos. Eles coletam dados pessoais para negociar com terceiros que tentam vender alguma coisa. Então, muitos estão espionando você – e fazem isso com a autorização, ou seja, nos termos de uso em que marcamos a caixa “li e concordo”.

Já escrevemos aqui sobre a insegurança das redes WiFi gratuitas algumas vezes, mas sabemos que deixar de usá-las não é uma opção aceitável para a maioria. Então, a questão não é acessar ou não, mas saber a maneira de se conectar de modo seguro.

Existe uma solução para o problema da espionagem – você pode usar uma VPN no seu dispositivo móvel. Já falamos sobre isso detalhadamente (aqui , caso você tenha perdido) mas, para resumir: é uma conexão segura com um servidor remoto. Ela criptografa todos os dados que você manda ou recebe e assim garante a sua segurança. Qualquer um tentando roubar suas informações por meio de um WiFi públic vai ver só uma tela de tráfego criptografado que não será possível entender.



Mas lembre-se de ativar a VPN todas as vezes que entrar no ônibus ou ao WiFi no restaurante. É aqui que a nossa solução VPN ferramenta do Kaspersky Total Security entra – temos a versão gratuita (com 200MB por dia) ou com baixo custo (com tráfego ilimitado e outros benefícios), e você pode configurá-la para funcionar automaticamente quando detectar que seu dispositivo está sendo conectado à redes abertas. Assim não precisa se preocupar, o KTS faz isso por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kaspersky - Parceiro em destaque

450

A Kaspersky protege +450 milhões de pessoas e +220 mil empresas em todo o mundo

680

+680 prêmios de prestígio

27

anos líder em segurança

11

11 centros de transparência em todo o mundo

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2024 / CNPJ: 29.062.899/0001-59. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo