Código-fonte de malware vazado não é do Carbanak


Recentemente, espalhou-se a notícia de que um código-fonte vazado se tratava do Carbanak. Entretanto, a análise da Kaspersky Lab revelou que o código pertence a outro malware financeiro chamado Karamanak/Pegasus/Ratopak (que não deve ser confundido com o outro Pegasus, o spyware para iOS). Marcas temporais sugerem que esse código-fonte foi produzido em 2015-2016. O idioma nativo dos criadores do vírus era definitivamente o russo e o foco eram instituições financeiras da Rússia.

Qualquer ataque de malware financeiro, especialmente contra organizações bem protegidas, trata-se de uma operação sofisticada que exige muita preparação e abrange duas etapas principais: infecção e retirada de dinheiro. Ainda que um vazamento de código-fonte possa ajudar criminosos com o primeiro passo, a segunda etapa requer muito planejamento e esforço. Portanto, a probabilidade de ficarmos sabendo de novos ciberincidentes baseados nesse acontecimento em um curto espaço de tempo é pequena.

Os grandes problemas aparecem com o tempo. Ainda assim, a história nos ensina que, a longo prazo, é muito provável que o vazamento desse código terá como efeito devastador levar outros cibercriminosos a desenvolverem novas modificações do malware. Foi o que aconteceu, por exemplo, depois que o código-fonte do Zeus vazou em 2011, portanto, no futuro, podemos esperar o aparecimento de novas espécies de malwares financeiros e novos grupos criminosos envolvidos nesse tipo de cibercrime.

Créditos Kaspersky LAB

https://www.groupfj.com/p/antivirus-corporativo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESET PARCEIRO EM DESTAQUE

+110

Milhões de usuários seguros no mundo todo

+102

prêmios de prestígio VB100

30

anos da tecnologia NOD32

13

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo