Coloque seu email para assinar o Site e receba notificações sobre novos posts e promoções.

Pesquisa eleitoral feita no WhatsApp redireciona usuários para sites falsos

Os institutos Datafolha e Ibope informaram que não usam a Internet para fazer pesquisas eleitorais.


Como já destacamos em diversos posts, os cibercriminosos costumam se aproveitar de grandes eventos e acontecimentos para propagar novos golpes. Desta vez, de acordo com uma notícia publicada pelo jornal Folha de São Paulo, está circulando entre os usuários do WhatsApp uma suposta pesquisa de intenções de votos dos institutos DataFolha e Ibope. No entanto, a mensagem redireciona as vítimas para sites falsos.

Mauro Paulino, diretor do instituto DataFolha, disse ao jornal que “o Datafolha não faz pesquisas eleitorais através da Internet. Utiliza apenas o método face a face, com entrevistas pessoais”.
O IBOPE Inteligência também se posicionou, através de sua página no Facebook, informando que não realiza pesquisas eleitorais pelo WhatsApp. “Esclarecemos que não registramos e tampouco estamos realizando pesquisa de intenção de voto para divulgação pela internet ou muito menos selecionando entrevistados por mensagem de celular”.

No caso da suposta pesquisa do DataFolha, a mensagem orienta as vítimas a clicar em um link que a redireciona para um site falso e, em seguida, a preencher um formulário com informações como cidade, estado e candidato. Além disso, o usuário é orientado a compartilhar a mensagem pelo whatsApp, confirmar não ser um robô e visualizar o resultado da pesquisa.

Na verdade, o golpe usa Engenharia Social para se passar pela instituição e convencer as vítimas a participarem da pesquisa de intenção de votos.

Suposta pesquisa eleitoral que circula no WhatsApp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kaspersky - Parceiro em destaque

400

+400 milhões de pessoas e 240 mil empresas no mundo inteiro

200

+200 prêmios de prestígio

27

anos líder em segurança

21

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2024. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo