Veja como não perder os backups de suas conversas do WhatsApp

Em 12 de novembro, o WhatsApp e o Google vão deletar os backups antigos das conversas dos usuários Android armazenados no Google Drive. O histórico de conversas e os backups salvos na memória do telefone não serão afetados – esses estão seguros. Os usuários do WhatsApp no iOS não precisam se preocupar; pois usam a iCloud.


O WhatsApp para Android vai fazer um backup das suas conversas no Google Drive gratuitamente, mas backups antigos podem ser afetados. Aqui respondemos algumas questões-chave sobre segurança e privacidade de backups do WhatsApp.

1. O que o Google armazena?

O WhatsApp para Android pode fazer backup dos seus dados no Google Drive regularmente. Essas cópias podem incluir apenas texto, ou texto, fotografias e vídeos, dependendo das configurações. A funcionalidade não é nenhuma novidade; os backups funcionam assim há anos. Dê uma olhada em Menu -> Configurações -> Conversas -> Backup para verificar se você tem o backup no Google Drive configurado.


2. O que muda no dia 12 de novembro?

Qualquer arquivo ocupa espaço no Google Drive, o que reduz sua cota de armazenamento. No entanto, o Facebook, dono do WhatsApp, e o Google concordaram em não descontar os backups do WhatsApp da capacidade de armazenamento total de sua conta. Assim, você poderá armazenar mais dados em seu drive.

3. O que vai ser removido?

Se não tiver feito backups no Google Drive há algum tempo, e a opção automática estiver desativada no seu WhatsApp, suas cópias antigas (de dois anos ou mais) serão removidas automaticamente. Para manter suas informações em segurança, você precisa realizar um novo backup dos dados do seu WhatsApp manualmente até o dia 12 de novembro.

4. O que acontece se eu perder o backup do meu histórico de conversas do WhatsApp?

Se instalar o WhatsApp em um novo telefone, ainda será capaz de conversar com seus amigos, e vai continuar sendo membro dos seus grupos, mas não poderá ver seu histórico de conversas.

5. Quais são os riscos?

Alguns riscos sempre estiveram lá e continuam. Conversas armazenadas no WhatsApp são criptografadas e apenas seus participantes podem lê-las, enquanto que os backups feitos nos servidores do Google não têm essa proteção: os dados armazenados estão acessíveis. Dessa forma, esse tipo de backup é uma ameaça potencial à sua privacidade.


6. Quero ter um backup das minhas conversas, mas não no Google! O que devo fazer?

O backup do WhatsApp pode ser feito na memória de um telefone. Esse backup pode ser utilizado para transferir suas conversas para um novo aparelho ou restaurá-las depois que o aplicativo for reinstalado. Elas não poderão ser recuperadas, caso perca seu dispositivo. Então, você teria que copiar manualmente os dados do seu cartão de memória (\sdcard\WhatsApp\) para um computador ou serviço de nuvem criptografado.

7. Não há uma maneira mais fácil?

A Google Play oferece dezenas de aplicativos para backups de dados do WhatsApp. Infelizmente, nenhum deles é feito por desenvolvedores de apps reconhecidos, e muitos exigem acesso root. Instalar esses aplicativos pode não ser seguro; você pode facilmente permitir a entrada de um Trojan desagradável disfarçado de um aplicativo de backup. No mínimo, recomendamos que faça download apenas de apps altamente classificados e frequentemente baixados. Também aconselhamos que cuide da proteção contra malware do seu smartphone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESET PARCEIRO EM DESTAQUE

+110

Milhões de usuários seguros no mundo todo

+102

prêmios de prestígio VB100

30

anos da tecnologia NOD32

13

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo