Coloque seu email para assinar o Site e receba notificações sobre novos posts e promoções.

Steam e similares: como os jogadores são enganados

Histórias angustiantes de golpes em jogos, contadas por participantes reais.

 


 

As pessoas aprendem mais com seus erros do que com avisos preventivos de golpes e fraudes, então, para a segurança post-mortem de hoje, coletamos contos edificantes de jogadores da vida real. Aqui estão quatro relatos das vítimas e um de um infrator.

Fraude disfarçada de presente

Mikhail Mad_Bucket, 23, tradutor:

“Cerca de sete anos atrás, algo muito interessante aconteceu comigo no Steam – tecnicamente um golpe, mas não simplesmente. Em Team Fortress 2 , havia essas armas que contavam as mortes, e eu queria vender uma besta dropada que tinha esse item. Então, um estranho no Steam se ofereceu para trocá-la pelo jogo Eets.

‘Uau, um jogo por uma arma!’ Pensei. Trocamos, instalei o Eets e tudo parecia bem. Mas então fui ao perfil desse cara, e lá em maiúsculas dizia: ‘GALERA, EETS GRATUITO PARA QUEM QUISER.’ Acontece que algum site estava distribuindo as chaves do jogo assim, quantas cópias vocês quisessem . ”

Moral: se você receber um jogo gratuito ou muito barato, acesse o site oficial do desenvolvedor ou editor e veja se ele menciona a promoção. Se isso acontecer, compre ou baixe o jogo lá – não há necessidade de correr riscos desnecessários. Nosso herói teve muita sorte de, em troca da arma, receber uma cópia real do jogo (grátis), e não um exército de Trojans ou uma chave falsa.

Se sua meta é evitar jogos de computador pagos, verifique nosso guia para jogos sem risco.

Aplicativos maliciosos e invasão de conta

Anônimo, 17:

“Eu tive dois desentendimentos com golpistas. Na primeira vez, encontrei um programa supostamente para impulsionar itens no CS: GO , que imitava a tela de login do Steam. Eu tinha 10 anos e realmente não sabia o que estava fazendo. Entrei com meus dados, que foram expostos e minha conta quase foi roubada.

Naquela época, contas com itens eram sequestradas muito rapidamente. Então, em uma conta diferente, comecei a criar coisas em CS: GO . Eu ganhei um AWP Redline e um M4A4 Asiimov em cerca de duas horas, se bem me lembro. Apenas 20 minutos depois, a conta foi roubada e os itens desapareceram. Não sei como isso aconteceu – talvez eles sequestraram um banco de dados em algum lugar. Aliás, o suporte técnico ainda não reativou essa conta. Para ser honesto, lembro-me daqueles tempos com horror – login sem 2FA (Autenticação de dois fatores) e o suporte deficiente do Steam. ”

Moral 1: não é seguro inserir credenciais em serviços de terceiros, especialmente se eles prometerem montanhas de ouro ou benefícios ilegais, como um aumento na classificação – você corre o risco de ter sua conta invadida. Evite instalar aplicativos duvidosos também; o que parece ser armadilha e bots pode na verdade ser malware.

Melhor ainda, use uma solução de segurança que neutraliza aplicativos maliciosos, bloqueia sites falsos e afasta outros perigos.

Moral 2: Criar uma senha forte e exclusiva para cada serviço que você usa é fundamental. Faça com que cada senha seja forte, para que não seja descoberta pelos sistemas de força bruta, e torne-as único para que, em caso de vazamento, suas outras contas não sejam perdidas. Se criar e lembrar frases-chave for problemático para você, use um gerenciador de senhas para armazenar com segurança suas senhas e inseri-las automaticamente para fazer o login em suas contas, conforme necessário.

Para obter mais proteção, ative a autenticação de dois fatores. Dessa forma, para fazer login em sua conta, você (ou qualquer outra pessoa) precisará não apenas da senha, mas também de um código único, dificultando a invasão. Veja nossas postagens sobre como ativar este e outros recursos de segurança no Steam, Origin, Battle.net e Twitch.

Engenharia social: a história de um cibercriminoso

Alexander, 28, programador SAP:

“Nos primeiros dias do Lineage II , alguns amigos de um ingênuo colega de classe meu decidiram iniciá-lo nos caminhos deste MMORPG. Eles criaram uma conta para ele e despejaram muito dinheiro (pelo menos para os padrões do ensino médio). Eles compraram equipamentos de grau D [ melhor do que o padrão – ed. ] e secretamente completaram a missão de transferência de primeira classe. Como um cara que sempre quer lucrar às custas de outra pessoa, me ofereci para ajudá-lo com a segunda transferência.

Ele não tinha noção do jogo, mas estava louco para ser incluído nesse universo. Depois da aula, fui para a casa dele e, fingindo fazer uma missão de transferência de classe, matei alguns esqueletos e conversei com um guarda. Com uma voz que soa importante, eu disse a ele que o trabalho estava feito e pedi seu “equipamento desatualizado” como pagamento simbólico. Ele felizmente o entregou. Em troca, compramos para ele uma espada de madeira e saí com um sentimento de dever cumprido. ”

Moral: se alguém se oferece para fazer algo por você, certifique-se de entender perfeitamente o que é e se você realmente precisa disso. Descubra o preço imediatamente – pode não valer a pena. E nunca deixe os profissionais de jogos entrarem em seu computador ou conta – mesmo que sejam “amigos”. Embora o narrador desta história tenha mostrado algum caráter em não roubar tudo, você não pode contar com um verdadeiro golpista para poupar as vítimas.

Invasão de conta com TeamViewer

Anônimo, 20, estudante:

“Quando eu era criança jogando Counter-Strike: Source , eu encontrei este servidor de 35hp onde havia um cara com uma máscara de Homem de Ferro. Seu personagem fazia sons metálicos frios ao morrer. Claro que fiquei impressionado. Eu perguntei no chat geral como obter esse tipo de máscara, e o administrador do servidor disse que o modelo era apenas para administradores, mas abriria uma exceção para mim.

Ele ativou a mascara no servidor e tudo parecia bem, mas então ele escreveu que o modelo tinha que ser ativado no Steam para que não desaparecesse. Por sugestão dele, instalei o TeamViewer e dei acesso a ele ao meu computador. Ele se conectou, abriu o bloco de notas na minha área de trabalho e escreveu o que fazer lá. Para encurtar ainda mais a história: dei a ele os detalhes da minha conta, ele se conectou supostamente para ativar a máscara, e foi assim que perdi minha primeira conta do Steam. ”

Moral: instalar software de terceiros, sem falar em entregar o controle de seu computador a um estranho, é um grande risco. Quanto a fornecer o nome de usuário e a senha de sua conta, não faça isso, mesmo que lhe seja prometido um recurso interessante ou uma solução para um problema sério, como fazem os golpistas de suporte técnico. Se precisar da ajuda de um amigo que entende de tecnologia, peça para explicar verbalmente como resolver o problema.

A tragédia mais curta do mundo

Hermit Purple, 18, comentarista profissional nas comunidades VKontakte:

“Eu estava jogando Digger Online , conectado ao servidor. Os administradores disseram: artigo ou será banido. Comprei um item para eles, mas mesmo assim eles me baniram. ”

Moral: Sem moral da história aqui; podemos apenas ter empatia.

Midori Kuma lamenta as vítimas dos jogadores


 

 

Como se proteger contra golpes em jogos

Os jogadores que desejam manter seu dinheiro, equipamentos e contas precisam:

  • Proteja as contas do jogo com senhas fortes e exclusivas e não se esqueça de habilitar a autenticação de dois fatores.
  • Verifique várias vezes os negócios e ofertas, examinando os perfis dos vendedores (ou compradores), lendo avaliações e estudando os sites dos fornecedores. É melhor perder meia hora do que todo o seu dinheiro.
  • Invista tempo inserindo as credenciais da conta. Primeiro, verifique se você está usando o site ou aplicativo oficial. Digite o endereço manualmente, se possível, e certifique-se de que não haja erros de digitação no nome do site que você está visitando. Não confie em layouts de página familiares para confirmação visual rápida; eles são facilmente copiados.
  • Rejeite programas adicionais. Se um amigo ou conhecido (ou um estranho online!) solicitar que você instale qualquer coisa – especialmente uma ferramenta de acesso remoto como o TeamViewer – esqueça. Se eles estiverem ajudando você com um problema, peça que expliquem a solução para que você possa fazer isso sozinho.
  • Nunca desative seu antivírus durante o jogo. Muitas soluções de segurança atuais, como Kaspersky Total Security, incluem um modo de jogo que usa poucos recursos e não interfere na performance do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bitdefender - Parceiro em destaque

500

+500 Milhões de usuários seguros no mundo todo

200

+200 prêmios de prestígio VB100

18

anos líder em segurança

13

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo