Coloque seu email para assinar o Site e receba notificações sobre novos posts e promoções.

Kaspersky: 1,1 milhão de ciberataques contra gamers

 

Levantamento mostra a sofisticação dos cibercriminosos e interesse em novos campos de atuação


 

Em 2020, como os países do mundo inteiro foram forçados a fechar as portas, o número de jogadores de games online disparou. Para se ter um uma ideia, até o final de março de 2020, a quantidade de usuários ativos e simultâneos que jogam ativamente no Steam (plataforma de jogos online mais popular do mundo) atingiu recorde. Essa marca foi novamente quebrada em março deste ano, quando a plataforma chegou a quase 27 milhões de usuários.

Como os jogos online se tornaram mais populares, cibercriminosos têm procurado maneiras de explorar esta tendência. Ano passado, nossos pesquisadores descobriram que houve aumento significativo no número de detecções para sites com nomes que exploram o tema dos jogos (ou seja, nomes de jogos e plataformas populares): aumento de 54% no número diário de redirecionamentos bloqueados em abril de 2020, quando comparado a janeiro do mesmo ano.

Mesmo com alguns países diminuindo as restrições, o número de ciberataques usando jogos como tema continuou a aumentar, atingindo um recorde em novembro de 2020: quase 2,5 milhões. Após declínio no início de 2021, cresceu novamente, atingindo 1,12 milhão em abril de 2021 – 34% a mais quando comparado a março.

Número de ciberataques explorando o tema games de janeiro de 2020 a maio de 2021

 

Como no ano passado, o jogo mais popular usado como isca é o Minecraft. Apesar disso, em 2021,  Counter Strike: Global Offensive tem superado constantemente o Minecraft como o mais usado como isca, assim como o Dota. As ameaças mais comuns encontradas por estes links maliciosos são os trojans (arquivos maliciosos que permitem aos cibercriminosos fazer de tudo, desde apagar e bloquear dados até interromper o desempenho do computador). Estes malware se disfarçam de versões gratuitas, atualizações ou extensões desses jogos, bem como programas de trapaças (cheating).

“Há muitos jogadores online no mundo. Isso significa que os cibercriminosos continuarão interessados no setor e, como cada vez mais pessoas estão jogando em seus dispositivos de trabalho, esta prática coloca em risco os recursos da empresa. No entanto, os jogadores ainda podem desfrutar com segurança. Eles só precisam seguir as melhores práticas da cibersegurança”, comenta Maria Namestnikova, chefe da Equipe Global de Investigação e Análise da Kaspersky.

Dicas para jogar com segurança

• Use senhas fortes e autenticação de dois fatores (2FA) sempre que possível para proteger suas contas de jogos;

• Desconfie de qualquer trapaça e cópias piratas de jogos, pois é uma das iscas favoritas dos cibercriminosos;

• Use uma solução de segurança forte e confiável que não irá retardar seu computador enquanto estiver jogando;

• É mais seguro comprar jogos somente em sites oficiais e esperar pelas vendas oficiais – elas acontecem com bastante frequência, assim você não ficará sentado por muito tempo;

• Cuidado com as campanhas de phishing e jogadores desconhecidos. É sempre uma boa opção checar o site para o qual você é redirecionado por meio de links recebidos por e-mail, bem como a extensão de um arquivo que você vai abrir.

• Tente não clicar em nenhum link para sites externos do chat do jogo, e verifique cuidadosamente o endereço de qualquer recurso que solicite informar seu nome de usuário e senha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bitdefender - Parceiro em destaque

500

+500 Milhões de usuários seguros no mundo todo

200

+200 prêmios de prestígio VB100

18

anos líder em segurança

13

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2024. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo