Coloque seu email para assinar o Site e receba notificações sobre novos posts e promoções.

No More Ransom evita pagamento de quase US$ 1 bilhão em resgates

Site oferece chaves gratuitas para desbloquear arquivos criptografados por ransomware e já beneficiou mais de 6 milhões de pessoas em seus cinco anos de existência.


 

No More Ransom – iniciativa iniciada em 2016 por policiais e empresas de segurança digital para ajudar vítimas de ransomware a restaurar seus arquivos – acaba de completar cinco anos. Neste período, mais de 6 milhões de pessoas foram beneficiadas com as ferramentas gratuitas de descriptografia – evitando que mais de U$ 900 milhões fossem pagos em resgates.

Ransomware é um malware que usa criptografia para bloquear o acesso das vítimas a seus arquivos e solicita o pagamento de um resgate para liberar as informações. Nos últimos anos, esta ameaça se tornou extremamente popular, causando enormes danos às pessoas e às empresas ao redor do mundo.

Para ajudar no combate a essa praga, a Unidade Nacional de Crimes de Alta Tecnologia da Polícia Nacional Holandesa, o Centro Europeu de Crimes Cibernéticos da Europol, a Kaspersky e a McAfee criaram um site em 2016 para disponibilizar gratuitamente ferramentas que desbloqueiam a criptografia usada nos malware e, assim, permitir a recuperação dos dados sem pagar os cibercriminosos. Além dessas ferramentas, o site contém orientações de prevenção e instruções sobre como denunciar um cibercrime em diferentes países.

Desde a sua criação, a iniciativa cresceu e hoje conta com mais de 170 parceiros e oferece 121 ferramentas de descriptografia para os internautas. Ao todo, elas combatem 150 famílias de ransomware e, nos últimos cinco anos, foram baixadas por cerca de seis milhões de pessoas. De acordo com um dos especialistas do No More Ransom, a iniciativa impediu que os criminosos lucrassem de forma ilegal mais de 900 milhões de dólares.

A Kaspersky foi e continuará sendo um dos parceiros fundadores que contribui com cinco ferramentas de descriptografia da iniciativa, que ajudam a recuperar dados criptografados de 32 famílias de ransomware. Desde 2016, essas ferramentas foram baixadas mais de 150 mil vezes.

“Estamos muito feliz em ajudar pessoas e empresas a recuperar seus arquivos sem paga o resgate. Continuamos lutando contra Ransomware com nossos parceiros do setor e agências regulatórias ao redor do mundo para ajudar ainda mais internautas”, afirma Jornt Van der Weil, pesquisador de segurança da Equipe Global de Pesquisadores e Analistas da Kaspersky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kaspersky - Parceiro em destaque

400

+400 milhões de pessoas e 240 mil empresas no mundo inteiro

200

+200 prêmios de prestígio

27

anos líder em segurança

21

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2024. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo