Coloque seu email para assinar o Site e receba notificações sobre novos posts e promoções.

Relacionamentos online: Você está namorando um golpista?

Antes do advento do namoro pela internet, tínhamos de ir para vários lugares para socializar e conhecer pessoas – bares, festas, casamentos, igrejas e até livrarias. Era necessário esforço físico e coragem mental para chegar em alguém e se apresentar.

Agora, com sites e aplicativos de namoro, se tornou fácil encontrar um parceiro – ou nesse caso, uma combinação – até mesmo de um país diferente. Você pode começar julgando a pessoa pela sua foto e descrição, para se descobrir se ele(a) é ou não seu tipo.


Computadores e servidores nessas agências de namoro virtual filtram milhões de pessoas em sua base de dados para encontrar a melhor combinação. Você pode olhar os perfis de pessoas próximas a você no seu smartphone e enviar uma mensagem copiada do Google, de modo a evitar a ansiedade de pensar no que dizer.

Na internet, ninguém sabe que você é um cachorro

Digamos que você está passando pelos perfis de um site de namoro e dá de cara com uma mulher bonita com quem namoraria. Você envia uma mensagem e ela responde, dizendo querer conhecer e conversar com você!

Todavia, por trás dela pode estar na verdade um homem – um cibercriminoso que apenas quer seu telefone para aplicar um golpe.

Ano passado, a polícia russa prendeu dois homens de Smolensk que se passavam por garotas jovens e atraentes que roubavam o coração de homens em Moscou e faziam com que eles enviassem grandes quantias de dinheiro. Os cibercriminosos devem ter obtido por volta de 1 milhão de rublos (por volta de US$ 16,5 mil) com o golpe.

Agora, alguns de vocês pode até estar pensando que estamos dizendo que homens são mais suscetíveis a esse tipo de golpe, mas também existem casos em que mulheres têm seu dinheiro roubado por amantes da Internet. Contudo, podemos acabar ficando sem saber da história inteira: muitas vítimas, especialmente gente casada, permanece em silêncio.

Além disso, existem outros tipos de fraude – por exemplo, contas criadas por funcionários dos sites para dar a impressão de haver mais mulheres registradas no site. Então, alguns sites usam bots para atrair novatos para conversas, demandando a compra de serviços para conversar.

Qualquer um pode ser fisgado. Monica Whitty, psicóloga da Universidade de Leicester, explica: “Você não precisa ser vulnerável”. Você pode ser uma pessoa altamente inteligente e ter um bom trabalho. As estratégias que os falsários usam são sofisticadas.”

Whitty, cujo campo de estudo é ciberpsicologia, tem bastante experiência trabalhando com vítimas de fraudes românticas. No seu ponto de vista, as vítimas passam por pressão dupla: não só se culpam pelo ocorrido, mas amigos e parentes fazem o mesmo. Segundo Whitty, a maioria das vítimas de crimes recebe apoio e simpatia, mas com fraude online, amigos e família às vezes culpam a vítima. Normalmente dizem: “Como você pode ser tão inocente?”.

Espírito romântico

Muita gente recebe os tradicionais correios elegantes – mesmo que em formato digital. Normalmente, não é necessário um super gênio para descobrir quem é o remetente, mas às vezes, o admirador é de fato desconhecido. Nesse casos, a curiosidade é natural, mas fique esperto – no lugar de romance, esses e-cards podem conter malware, perda de dinheiro, ou os dois.

Claro, instalar uma solução de segurança confiável como o Kaspersky Total Security o protegerá de malware e links maliciosos, mas não protege seu coração partido.

 Para se manter seguro de um coração partido e golpes de dia dos Namorados, fizemos uma lista de golpes comuns e dicas para se manter seguro.

Golpe: conexão recíproca
Um estranho se conecta por meio dos canais sociais e alega possuir interesse ou conexão em comum, por exemplo, por meio de algum casamento ou reunião com muitas pessoas. Se você publica muitas fotos e não atualizou suas configurações de privacidade, é fácil para cibercriminosos saberem mais sobre você e assim se aproximar de maneira mais eficiente.

Dica: Se você receber uma dessas, mesmo que você tenha de fato conhecido alguém novo, desconverse e não adicione como amigo. Além disso, atualize suas configurações de modo que fotos e publicações compartilhadas apenas apareçam para pessoas que você de fato conheça.

Golpe: Atividade íntima
Vergonha continua sendo uma forma confiável de extorsão. Esse tipo de golpe é mais típico em relacionamentos novos e à distância. Depois de longos períodos de flertes, o golpista pede para que a vítima se conecte pela webcam para conversas. A câmera do criminoso está misteriosamente quebrada, mas continuam a enrolar a vítima, de modo a leva-la a tirar a roupa ou outras ações íntimas. É aí que o golpista revela sua identidade. Ele alega que irá tornar a gravação pública a menos que a pessoa o pague. Uma vez que a vítima obedece, o ciclo viciosos começa, com novas demandas até que a vítima recuse.

Dicas: Se envolve webcam, recuse todas as solicitações, não importa de quem seja. Se o relacionamento é de verdade, você pode esperar até se encontrarem pessoalmente.

Golpe: sites falsos de namoro
Lembra-se do vazamento do Ashley Madison? Esse caso esclarece alguns pontos sobre falsos sites de namoro. O serviço alegava oferecer encontros legítimos, mas ou possuíam poucos usuários. ou estavam cheios de bots e golpistas.

Dica: Procure por sinais em questionários de registro que perguntam poucos detalhes pessoais, mas muitos financeiros. Fique de olhe também na enxurrada de atenção logo depois que você criar sua conta. Se seu perfil tem uma descrição curta, nenhuma foto, e nenhuma preferência, mas você começa a receber muitas mensagens de parceiros em potencial, você provavelmente está em um site de namoro falso.

Sinais de alerta de golpes

Outras coisas que merece atenção até em sites legítimos, afinal, golpistas estão em todos os lugares, incluem o seguinte:

Gramática e ortografia suspeita
Se o site em tese vem de um país que fala inglês, fique de olho em erros gramaticais e ortográficos gritantes. Nem todo mundo procurando um novo amor é um Shakespeare, e não há nada de errado em não ser um falante nativo – mas golpistas às vezes cruzam fronteiras eletronicamente a procura de vítimas, de modo que erros desse tipo são um sinal vermelho. O mesmo vale para e-mails. Falantes nativos possuem uma cadência natural ao falar que não é facilmente copiada. Suspeite se algo estiver “estranho” no tom ou no ritmo da voz.

Os perigos das paqueras online #dicas
Copiar e colar
Se a mensagens e descrições de perfil estiverem muito perfeitinhas, fique de olho. Golpistas podem simplesmente não se importar o suficiente para escrever seu próprio material, e recorrem a outros sites de ou perfis de namoro. Coloque textos suspeitamente perfeitos em mecanismos de busca e veja se alguma combinação aparece. Se sim, não responda mensagens do espertão.

Links estranhos
Usuários legítimo por vezes postam links de suas bandas favoritas, viagens, ou hobbies. Golpistas enchem seus perfis com sites de baixa qualidade que tentam vender produtos para “ficar rico rápido”. Você também pode encontrar links para sites inapropriados – um sinal gritante de que aquele perfil não é legítimo.

Economia de tempo
Sentimentos fortes por vezes se mantém nas primeiras semanas em um novo romance, mas golpistas tentam acelerar esse processo ainda mais, oferecendo grandes volumes de elogios e palavras gentis, bem como detalhes íntimos de suas vidas que “nunca compartilharam com ninguém”. O que pode ser ainda mais perturbador, é que depois de algumas conversas e e-mails, eles podem estar pedindo por pequenas quantias de dinheiro para cobrir despesas estranhas – talvez estejam presos em um país estranho, possuam um familiar com problemas de saúde, ou acabaram de ser roubados. Seja qual for a situação, eles precisam que você transfira dinheiro rapidamente. Se pedidos de dinheiro são frequentes, corra.

Previna-se
Resumindo, namoro online é apenas uma parte do mundo digital. Perigos similares espreitam em todos os outros setores da Internet; sites de namoro simplesmente atraem criminosos especializados em explorar a fragilidade emocional alheia. A solução não é evitar esses serviços, assim como evitar as mídias sociais, comprar online ou ver notícias não o manterão a salvo. Fique informado e alerta para navegar com cuidado e confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bitdefender - Parceiro em destaque

500

+500 Milhões de usuários seguros no mundo todo

200

+200 prêmios de prestígio VB100

18

anos líder em segurança

13

centros globais de pesquisa e desenvolvimento

Pages

Política de Privacidade‎ / Devoluções e Garantia‎ / Entregas‎ / Pagamento‎ / Dúvidas mais Frequentes‎
© GROUP FJ SOLUÇÕES SEGURAS LTDA - 2017 - 2024. Todos os direitos reservados.
Criado por: GROUP FJ.
Tecnologia GROUP FJ.
imagem-logo